Quando vem chegando o friozinho vai aumentando a vontade de comidinhas gostosas. O fondue é o campeão entre os casais pela praticidade, beleza e romantismo do prato (levanta a mão quem aí já fez fondue no dia dos namorados \o/).

Por mais que existam boas opções de fondues semi-prontos (esses industrializados que vendem nos supermercados) é muito legal fazer a receita do zero, comprando os ingredientes frescos e vendo o prato se transformar na sua frente.

Como é um prato bem doce, a dica é ter também uma opção salgada para agradar todos os paladares (por exemplo, um bom queijo com torradas). Além das já tradicionais frutas, você também pode servir marshmallows, biscoitos, bolos e brownies em quadradinhos.

A novidade aqui são os legumes grelhados, que combinam perfeitamente com o queijo derretido. Brócolis, aspargos, vários tipos de cogumelos, tomates cereja, batatas… Além do pão, existe a opção dos palitinhos com sabores como alecrim, cebola e ervas. Eles são perfeitos para serem mergulhados direto no fondue, sem a ajuda do garfinho.

As duas receitas que eu usei foram tiradas do maravilhoso 101 Cookbooks. (Mas alguém também quer fazer TODAS as receitas desse site?)


Aproveito o post super gastronômico para agradecer a minha querida amiga Margarida, que me enviou diretamente da Inglaterra esses mimos super fofos: uma caixinha de fósforos bem retrô e um lindo coração em feltro. Obrigada, querida!